Pages

terça-feira, 1 de junho de 2010

Campanha EU SOU 12 por 8!


 O Ministério da Saúde está lançando uma nova campanha, sobre hipertensão. E quem num conhece alguém com pressão alta? Então, vamos nos informar sobre o assunto e também nos prevenir já que, apesar dessa doença ocorrer mais acima dos 40 anos, atualmente, muitas crianças  e jovens tem sido diagnosticados hipertensos... Então, já é hora de prevenir!  Afinal, vc não deseja um dia chegar aos 40? Nunca é cedo d+ pra cuidar da saúde! previna hoje para ser saudável no amanhã.
O QUE É HIPERTENSÃO?

O coração é a “bomba” responsável por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A força com a qual esse potente órgão bombeia o sangue através dos vasos é chamada de pressão arterial. Ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelos vasos.

A hipertensão arterial acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Valores acima de 12 por 8 até 14 por 9 são considerados limítrofes, ou pré-hipertensão, e podem merecer tratamento em alguns casos, conforme recomendação médica. As pessoas que têm maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, exageram no consumo do álcool, são diabéticas ou têm familiares hipertensos. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 50% de chance de desenvolver a hipertensão.
Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso. Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante.


10 MANDAMENTOS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA PRESSÃO ALTA.
  • Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  • Pratique atividades físicas todos os dias.
  • Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  • Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
  • Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.
  • Abandone o cigarro.
  • Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
  • Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
  • Ame e seja amado  

Ficam aí as "dicas", se previna. E se você já é hipertenso, cuide ainda mais de sua saúde!
Para maiores informações visite o site do ministério: http://www.eusou12por8.com.br/

Beijos,
Rachel Soares

    2 comentários:

    Suelen Vicente disse...

    Obrigada pelas dicas, chel !
    Esse ultimo mandamento é mole mole !!!
    Já o 4º.... primeiro vou ter q participar do grupo de viciados em Fast food anômimos.. depois eu cumpro !!

    Ministério da Saúde disse...

    Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde