Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sentimento de Gratidão Estreita Relacionamentos

Dizer "obrigado" favorece o bem-estar das relações humanas

Expressar gratidão com um simples "obrigado" não faz bem apenas para quem recebe, mas também para quem fala, sugere um novo estudo da Universidade Estadual da Flórida e publicada recentemente na revista Psychological Science. A gratidão fortalece os relacionamentos, fazendo com que a pessoa se sinta mais responsável pelo bem-estar do seu parceiro.
Quando expressada, a gratidão impulsiona a força de bem-estar comum. A descoberta faz sentido, porque quando expressamos gratidão a alguém, estamos nos concentrando nas atitudes boas que a pessoa tem e suas qualidades, em vez de olhar seu lado ruim.

Em um grupo de estudo, 137 estudantes universitários foram entrevistados sobre a quantidade de vezes em que eles expressaram sua gratidão a um amigo ou parceiro. Os resultados mostraram que a gratidão foi positivamente associada com a percepção positiva da pessoa sobre as outras e seus relacionamentos. Outro estudo, envolvendo 218 estudantes universitários, mostrou que expressar a gratidão impulsiona a profundidade do relacionamento com o outro a longo prazo.

Em um terceiro estudo, 75 homens e mulheres foram divididos em quatro grupos. Durante um período de três semanas, um grupo expressou gratidão a um amigo por meio de palavras, outro deveria exercitar apenas pensamentos de gratidão em relação ao amigo, enquanto um terceiro contou pensamentos aleatórios sobre as atividades diárias e um quarto tinha interações positivas quaisquer com um amigo. Observou-se que aqueles que expressaram a gratidão tinham uma relação mais forte com o parceiro do que os que concentravam-se em outras expressões.



O texto fala de como a pessoa se sente melhor quando diz "obrigado", mas quero enfatizar o benefício do outro quando recebe a palavra "obrigado". Realmente, essa palavra pode trazer o bem-estar dos relacionamentos. Falo dessa palavra falada de coração, com direito a olhos nos olhos. E não um "obrigado" do vizinho quando você segura a porta do elevador pra ele. (não que essa atitude também não deva acontecer e não seja importante...)

É muito bom saber que alguém é grato por algo que você fez ou que você é. Essa atitude, além de demonstrar a gratidão da pessoa, também traz o reconhecimento de que seu ato foi importante para aquela pessoa. Você se sente importante e valorizada. Com isso, na próxima vez que você for fazer algo pra essa mesma pessoa, fará com mais empenho, mais carinho, mais alegria. Pelo menos é o que corriqueiramente acontece comigo...

Mas.... vai dizer pra mim q o que eu fiz num é "mais do que minha obrigação" pra você ver minha cara e minhas atitudes posteriores.... huuuunf.... rsrsrs


Beijos a todas...

Rachel Soares

1 comentários:

Unknown disse...

Obrigaduuu!!!! Me sinto mto bem agradecendo às pessoas pelo que elas fazem! Qdo isto ocorre, noto que, normalmente as pessoas ficam meio sem jeito e até envergonhadas de receberem "obrigado", mas no fundo se sentem mto bem por ter o reconhecimento! Também Digo Obrigaduuuu para nosso Deus Maravilhoso que nos abençôa todos os Dias! Marcos Soares